jogos-vorazes

Ainda estou em êxtase. Antes de qualquer coisa preciso avisar a você que vai ler esse post: Jogos Vorazes é incrível e extremamente viciante. Devorei o livro, não conseguia parar de ler. Estava sempre com ele na bolsa e assim que surgia uma oportunidade lá estava eu lendo, vidrada em Katniss e em Peeta.

Comecei a leitura com a expectativa lá em cima, afinal, já tinha lido muitos elogios a ele pela blogosfera. Geralmente nos decepcionamos quando é assim, mas isso não ocorre com a trama de Suzanne Collins, não mesmo. O enredo é muito bem escrito, envolvente, eletrizante e agoniante, como já escrevi, é impossível parar. Faço minhas as palavras da Pâm, do Garota It:

Com uma narrativa de tirar o fôlego, uma ambientação incrível, que transmite ao leitor toda a sensação de estar lá. De passar por todas as coisas que os personagens estão sentindo. E faltou pouco para o meu cérebro começar a transmitir sensações de dor, causada pelos acidentes e “batalhas” nos Jogos. Eu aceito você me chamar de louca, mas leia e então diga se não tenho razão. Sério, você entra inteiramente dentro da história.

Outra semelhança com a Pâm que eu tive foi de não saber como expressar o quanto amei esse livro e quão excelente ele é. Tenho receio de não conseguir passar isso na resenha, mas vou tentar.

Panem é o que restou de nosso mundo após catástrofes naturais. O país é comandado pela toda poderosa Capital e dividido em 13 Distritos, que a certa altura, descontentes, se rebelam contra o poder e são punidos à altura. O 13° Distrito deixa de existir e há 73 anos os 12 restantes são obrigados a oferecer um tributo masculino e um tributo feminino para a capital. Esses jovens, de 12 a 18 anos, são sorteados na Colheita, enviados para os Jogos Vorazes e o último que restar na arena com vida é nomeado o campeão. Tudo isso é uma forma de deixar claro que a Capital ainda está no poder e que qualquer deslize será rigorosamente punido.

Katniss perdeu o pai em uma explosão na mina do Distrito 12, seu lar e um dos Distritos mais pobres de toda Panem, sua mãe estava viva, mas o modo como passava seus dias indicava que havia perdido a vontade e a força para viver no instante em que perdeu o esposo. Com a irmã pequena, Prim, e a mãe para sustentar, Katniss era quem trabalhava duro pela sobrevivência de sua família.

Peeta é filho do padeiro, supõe-se que alimento não faltava a sua mesa, trabalha duro e é o filho mais novo do casal. Sua mãe demonstra ser uma péssima pessoa, enquanto seu pai é amável. Ao contrário de Katniss não precisou lutar por sua sobrevivência, mas fez sua parte em manter a jovem e sua família viva quando ela mais precisou.

O destino dos dois se cruza mais uma vez, anos depois, e agora os dois precisam lutar ferozmente para se manterem vivos. Ambos foram os enviados para a Capital como os tributos do Distrito 12 para disputar a 74ª edição dos Jogos Vorazes e seus próximos dias não serão nada fáceis. São 24 tributos dentro da arena, entre eles existem os carreiristas, que treinam a vida toda para a disputa, os ágeis, os espertos e eles precisam usar suas habilidades para não morrer. É aí que a aventura começa.

Os Idealizadores dos Jogos são meticulosos, mudam regras, brincam com a temperatura, impõem que caçador e caça fiquem perto e que muito sangue role, afinal é isso que dá audiência, é isso que todo o público quer assistir. Como sobreviver a isso, qual destes 24 jovens vai poder voltar para casa, ver sua família e desfrutar uma vida cheia de riquezas como vitorioso dos Jogos? Só lendo para saber.

Eu recomendo e muito!

Curiosidade: Li no blog da Babi Dewet que o último livro da série, Mockingjay,  foi lançado internacionalmente no mês de agosto, deixando todas as atenções voltadas para o futuro filme de Jogos Vorazes, que será dirigido por Gary Ross. O filme não estará nas telonas até 2012, mas os fãs e produtores já estão pensando nos papéis. Já estou ansiosa pelas cenas!

Observação: Obrigada amiga secreta por me presentear com este livro fabuloso!!!!

Esta é minha segunda resenha para o Desafio de Férias Garota It!banner-pequeno

barrasnatalmagia22[1]