46579_4 Olá, pessoal. Como já comentei por aqui, resolvi participar do 6 Meses com Shakespeare e o primeiro livro, referente ao mês de março, foi Noite de Reis, no original Twelfth Night. O livro é uma comédia romântica, que como diz o título, se passa na décima segunda noite depois do Natal, a noite de 6 de janeiro, Dia de Reis. Neste dia, de acordo com a tradição britânica, é costume os patrões presentearem os empregados e a ordem geral era se divertir.

No entanto, há quem não esteja motivado para a diversão neste dia, entre eles Olívia, que perdera o irmão e depois disso passou a viver confinada e triste. Malvólio, seu fiel escudeiro, também não é uma pessoa que goste muito de diversão, fechado e intransigente, daqueles que não suporta a diversão dos outros. Por outro lado, há quem preze pela diversão, como o tio de Olívia, Sir Toby, um fanfarrão e beberrão dos grandes, que junto com Sir Andrew e Maria, a empregada de Olívia, bolam um plano para fazer Malvólio de bobo e se divertirem às custas dele. Maldosos que só.

Olívia é cortejada constantemente por Orsino, Duque de Ilíria, o país fictício em que se passa a história. Mas ela não se interessa por ele e vive o rejeitando, mesmo assim ele não desiste. Então chega à cidade o jovem Cesário, que na verdade é Viola, uma mulher que quase morreu afogada depois que seu navio partiu ao meio. Na tragédia, seu irmão gêmeo, Sebastião, perdeu-se deles e ela traz a esperança de que ele esteja vivo. Com a ajuda de seu Capitão, Viola chega ao território do Duque e seu desejo é serví-lo sem que ninguém saiba de sua identidade, que ela revelaria só quando encontrasse o momento ideal. Para isso, se veste de homem e começa a trabalhar para o Duque, sua principal missão é cortejar Olívia em nome de Orsino.

Só que ao contrário do que se imaginava, Olívia que sempre rejeitou qualquer investida do Duque – e que se pensava não se interessar por homem algum –, apaixonou-se por Cesário – Viola vestida de homem – após conversas entre eles. Cesário nunca demonstrou qualquer interesse em Olívia, só trazia as mensagens do Duque. Mesmo assim, Olívia colocou as manguinhas de fora para conquistar seu amado. Nessa confusão, Viola, por conviver tanto com Duque, nutria uma paixão por ele. Que confusão!

noite-de-reis-shakespeare Fonte.

A minha versão do livro está em formato de peça de teatro, a princípio achei que não fosse gostar, mas a leitura fluiu bem e não senti dificuldades, ri muito com as cenas criadas por Shakespeare. Ele  trata, em apenas 139 páginas, sobre amores não correspondidos e impossíveis – principalmente naquela época –, identidades falsas, pregação de peças, comédia e romance. Um prato cheio.

Essa capa que não me agradou muito, poderia ser diferente, não sei, masi bonita. Mas como a capa não influencia o conteúdo, gostei da minha segunda leitura de Shakespeare. Já li A Megera Domada há muito tempo. Recomendo. 

Eu não sabia, minha amiga Karen que me contou, que o filme Ela é o cara é baseado em Noite de Reis. Eu já perdi as contas de quantas vezes assisti ao filme e isso deixou a leitura mais empolgante ainda, principalmente o começo dela. Fiquei empolgada querendo comparar os dois, perceber as semelhanças e durante a leitura ficava lembrando o nome dos  personagens do filme e comparando com o livro.

elaéocaraShakeBanner1_1 Beijos e uma excelente quinta-feira!