Água Para Elefantes (1) Eis que venci meu medo e assisti o romance baseado no livro homônimo de Sara Gruen, Água para elefantes. Por que tive medo? Bem, já li o livro e algumas cenas realmente me tocaram, principalmente a com os maus tratos aos animais, eu sabia que ia ficar ainda pior quando visse, mas deu tudo certo. O filme mostrou a atitude de um verdadeiro animal, aqui vivido por August, o dono do circo, mas não foi nada exagerado, como eu temia.13fcb5zcz Bom, o filme conta a história de Jacob Jankowski, um senhorzinho de mais de 90 anos que me conquistou tanto no livro quanto na telinha. Que vontade de apertar! Hoje ele vive em um lar para idosos, mas no passado ele viveu o circo. Não porque aquilo estava em seu sangue, que fosse um dom, mas porque as circunstâncias levaram-no ali. Começando do começo, em 1931, Jacob era um garoto feliz, com pais adoráveis e estava no fim do curso de veterinária em uma boa universidade, tudo se encaminhava para um futuro brilhante. Até que um acidente tira a vida de seus pais e ele se vê sem nada, já que seu pai havia hipotecado a casa para pagar sua faculdade. Sem saber para onde ir e abalado com a perda, Jacob caminha sem rumo. Então, ouve o apito de um trem e decide pular nele. robert-pattinson-agua-para-elefantes16112 O trem pertencia ao Circo Benzini Brothers – O maior espetáculo da Terra - e quando Jacob pulou foi recepcionado por homens nada amigáveis que o queriam jogar para fora. Mas um velhinho gente boa deixa que ele fique ali e arruma um trabalho para ele durante o dia. Apresentado a August, o dono do circo, Jacob consegue impressioná-lo ao contar sobre sua formação acadêmica e ao falar sobre o problema enfrentado por um dos cavalos do show principal, realizado pela esposa de August, Marlena.

Jacob ganha o trabalho e admiração de August, com o tempo e após cometer alguns erros, como passar por cima de decisões do chefe. Aos poucos, ele é inserido na vida do casal dono do circo e Marlena o encanta. O que é péssimo, porque August é pirado!!!!! Um psicopata, maluco, desrespeitoso e que se acha o dono do mundo. WATER FOR ELEPHANTS O circo vai de mal a pior, boatos dão conta de que para não ter que pagar os empregados, August manda jogá-los do trem durante a noite. É a crise que abala o mundo. O fato é que August vê na compra de uma elefante, a chance de sair do buraco e conquistar muito dinheiro. Rosie é a coisa mais fofa, dócil e gentil. Além de muito inteligente, apesar de o antigo dono dizer o contrário. Jacob é o responsável por ela agora e fica possesso com os métodos de August ao ensinar as coisas para o animal. Mas tudo ainda pode piorar – oi Murphy! Agua-para-Elefantes-12 Olha a carinha dela! :(

Achei o filme bem fiel ao livro, claro que nunca ficará perfeito, mas o resultado foi ótimo. Jacob velhinho tentando ver o circo e encantando o dono do espetáculo com suas histórias e o desejo de continuar trabalhando, Jacob novinho vendo seu mundo desabar, conhecendo a brutalidade que só os humanos sabem ter e também se apaixonando por uma mulher doce, cheia de talento, além, é claro, da paixão pela Rosie. Quem não se apaixona por aquela fofa? Sofri muito com as cenas em que ela é machucada e mesmo em uma que não aparece a agressão, apenas seus lamentos de dor, enchi meus olhos de lágrimas. Uma coisa que não suporto é ver um bichinho sofrendo pela mão de um animal. Ainda bem que ele teve o que mereceu.agua-para-elefantes-fotos-do-filme-filme-cinema-saladacultural_com_br-4 Falando nisso, o fim e os acontecimentos no circo, que fecham aquele momento de agonia e de obstáculos, foi um pouco diferente no filme, mas mais emocionante e vingativo, digamos assim. Robert Pattinson até que foi bem no papel de Jacob, não foi brilhante, mas conseguiu passar a química existente entre o casal que vivia um amor proibido e o amor pela Rosie. Reese também foi ótima, acho ela uma fofa. E no geral, o filme foi bem proveitoso. Até o maridão, que eu pensei que não fosse gostar, gostou.

Christoph Waltz, o August, rouba a cena com sua atuação brilhante!! Quantas vezes eu quis ser capaz de dar uns tabefes nele. Foi perfeito. Não é um filme cheio de ação, porém, tem seus momentos. Dependendo do momento e da pessoa que o vê, pode ser cansativo, eu não achei tanto. A fotografia é linda e os figurinos dão um show. Fiquei contente com o resultado.

Agua-para-Elefantes-01 Fofura!

Curiosidades

  • Água para Elefantes é baseado no livro de Sara Gruen, já traduzido para mais de 40 idiomas. Na época do lançamento, em 2006, esteve na lista dos mais vendidos do New York Times, posição que voltou a ocupar com a chegada do filme, em 2011. No Brasil, a publicação foi lançada pela editora Sextante.
  • O ator Sean Penn chegou a ser escalado para o filme, mas desistiu do projeto e Christoph Waltz entrou em seu lugar.
  • Scarlett Johansson recebeu uma proposta para interpretar a personagem Marlena, mas também recusou. Reese Witherspoon ficou com o papel.
  • Antes de Pattinson ser escolhido para viver Jacob Jankowski, os atores Channing Tatum, Andrew Garfield e Emile Hirsch fizeram testes para o papel.
  • O ator Hal Holbrook – fofo que interpretou Jacob idoso - ficou viúvo um pouco antes do longa começar a ser filmado.
  • Em uma cena apagada do filme Feira das Vaidades (2004), Reese Witherspoon faz papel de mãe do personagem de Robert Pattinson. Em Água para Elefantes, eles fazem um casal de apaixonados.
  • O porquê do título do filme aparece logo no início, dito em tom jocoso pelo futuro patrão, como uma tarefa que o aspirante poderia executar, apesar do circo não ter - ainda - o paquiderme no elenco de atrações.

Fonte: Adoro Cinema

O filme estreou em 29 de abril de 2011 e tem duas horas de duração.

Beijos e uma linda quarta-feira!!