7321589SZ

Stephanie Plum já é uma de minhas protagonistas favoritas. Ela é forte, destemida e não fica de mimimi quando as coisas acontecem com ela. Ela também é muito doida, o que torna tudo ainda mais divertido. Sem falar da sua família, que é uma comédia à parte. Esse é o segundo livro da série – bem grandinha – da Stephanie. O primeiro, Um dinheiro nada fácil, já foi resenhado por aqui e foi emprestado a mim pela Nanda. Coincidentemente, o segundo livro também veio de BH, emprestado pela Cíntia. Muito obrigada, meninas. Sem vocês eu teria me divertido menos nas leituras desse ano.

Nesta aventura, Stephanie continua em sua nova carreira de caçadora de recompensas. Mesmo com todos os perigos passados na primeira experiência e com a família querendo que ela arrume um emprego “normal”. Stephanie não é daquelas de ligar para o que os outros pensam – basta perceber umas roupas que ela usa -, se ela quer, ela dá um jeito e faz. Seu novo trabalho é pegar Kenny Mancuso, que desapareceu do mapa depois de atirar em seu melhor amigo. Parecia fácil como tirar pirulito de criança, Kenny não demonstrava ser dos mais espertos, mas ele conseguiu surpreender.

Steph teve ainda um serviço extra, além de perseguir Mancuso – que é parente de Joe Morelli –, ela tem que investigar o sumiço de um carregamento de caixões comprados por uma das funerárias do bairro de seus pais. Claro que como parte dessa investigação, ela precisa visitar outras funerárias para saber se ninguém comprou um carregamento como o que sumiu. Para isso ela conta com a ajuda da vovó Mazur, que roubou a cena neste livro.

Ri tanto, mas tanto, mas tanto (3x) com as peripécias da vovó, que já ando querendo um livro só dela. Ela ganhou muito destaque e eu amei! Que mulher mais doida, foi o terror dos velórios. Vem dela os genes corajosos e confiantes de Steph, com certeza. Ela não se intimida, é valente e adora ter uma neta que anda armada. Mas deu uma dó dela quando foi atacada e revelou para a neta que se sentiu impotente. Ela fica tão tristinha.

Outra coisa que as duas têm em comum é a capacidade de se meter em enrascadas. Stephanie, como eu já mencionei, não tem medo, ela cava fundo para descobrir o que quer e não são ameaças que a fazem desistir de seu objetivo. As ameaças aqui foram bem mórbidas, pedaços de corpos humanos enviados para ela. Um terror, menos para a vovó Mazur, que acha tudo o máximo. Morri rindo quando Steph recebeu um pênis e a vovó disse que ele a lembrava de seu marido. Quando perguntada se era por conta do tamanho, a vovó respondeu que não, que a lembrava porque era “morto” igualzinho ao do marido. Gente, eu ri.

O que mais me agradou na leitura  desses dois livros da série foi que o romance não é o tema central, mas as aventuras e loucuras de Stephanie como caçadora de recompensas. Ela e Morelli têm química, isso não dá para negar, mas não é esse o foco da história. E isso é tão legal. Dá uma mexida no enredo e deixa as cenas dos dois hilárias. Eles são como cão e gato que não veem a hora de ficar juntos, mas nenhum dos dois é capaz de admitir isso. Não mesmo. Ainda mais pelo passado que eles têm juntos. Agora eu preciso do terceiro, Três para acertar. Quem vai me emprestar?

Uma coisa que notei quando fuxicava o Skoob é que pouquíssimas pessoas leram os livros da série e isso é um pecado, pois são muito bons. Deve ser pelo preço nada convidativo – o livro 3, por exemplo, custa quase R$ 40, com desconto, e eles são fininhos –,  pelas capas mais ou menos e pela pouca divulgação da editora. Queria que todo mundo pudesse conhecer a Stephanie.

Curiosidades sobre a autora

  • Os romances de Evanovich estão sempre no topo da lista de mais vendidos do The New York Times;
  • Autora de mais de 30 livros, ela já vendeu mais de 45 milhões de exemplares de suas séries policiais e recebeu diversos prêmios, entre eles o Crime Writers e o Dilys Award da Independent Mystery Booksellers Association, do qual foi duas vezes ganhadora.

Série Plum de Janet Evanovich

In: http://www.evanovich.com

  1. Um dinheiro nada fácil (One for the money)
  2. Duas vidas por um fio (Two for the Dough)
  3. Três para acertar (Three to get deadly)
  4. Quatro para marcar (Four to score).
  5. High Five (Os demais ainda não lançados no Brasil)
  6. Hot Six
  7. Seven Up
  8. Hard Eight
  9. To the Nines
  10. Ten Big Ones
  11. Eleven on Top
  12. Twelve Sharp
  13. Lean Mean Thirteen
  14. Fearless Fourteen
  15. Finger Lickin’ Fifteen
  16. Sizzling Sixteen
  17. Smokin’ Seventeen
  18. Explosive Eighteen

Fonte: Viagem Literária

Por hoje é só. Beijos e uma excelente terça-feira.