Top piriguetagem literária 2012 Olá! O ano chega ao fim e as listinhas bombam por aí, a grande maioria delas super interessante e de se abanar, como a que apresento hoje aqui. O Top Piriguetagem Literária foi criado pela Nanda e o conceito de Piriguete Literária nos foi apresentado pela Lu, no TOC Livros:

De acordo com o dicionário Aureliânus sofre de piriguetismo literário aquele(a) que troca de paixão platônica fictícia toda semana, e usa a expressão 'é meu' quando descreve algum personagem. Este tipo de piriguete usa ou usará óculos e sente frio (característica principal que a diferencia das outras espécies).

A Nanda intimou e cá estou eu para elaborar minha listinha de tops da literatura em 2012. Obviamente, os tops dos livros que eu li. O mais legal nas listas do pessoal é que sempre aparecem personagens diferentes, muitos desconhecidos, que ampliam o poder de piriguetagem para o próximo ano.

2012 foi um ano que eu passei muito de coração vazio, minhas postagens do Mix de Sexta que o digam. Li bastante coisa diferente, clássicos, livros com protagonistas sem sal e outros em que mais de um mocinho me arrebatavam o coração, em algumas situações até o vilão garantiu seu espacinho, ao mesmo tempo que foi um ano de nível de piriguetismo menor, também foi bem proveitoso. Vamos finalmente à lista.

10 – Ky Markham (Destino)

Ky é um cara diferente, quieto, na dele. É inteligente e misterioso, parece ser muito bondoso. Ele é alto e forte, com cabelos negros, pele bronzeada e olhos azuis escuros. Ky sorri muito pouco, mas é uma pessoa gentil. E sabe ser romântico a seu modo.

9 – Jack Harper (O segredo de Emma Corrigan)

Primeiro, Jack foi criado por Sophie Kinsella, o que dá a ele todo um humor e charme que seria impossível passar despercebido. Segundo, ele é um gênio, que comanda uma empresa enorme e cheia de sucesso.Terceiro, ele é Jack, um sacana que fica trollando Emma – que bem merece – e é um doce, queridão mesmo. Adoro o Jack.

8 – Baruk (As confissões de Laura Lucy)

Baruk é fruto da criação da brasileira Fernanda Saads e eu o adorei, foi amor à primeira lida. Rico, lindo, charmoso. Um cara preocupado com a família. Parafraseando a autora: “Baruk tem olhos tão negros que eu poderia me afogar neles. Cílios escuros e sobrancelhas marcantes. Um nariz perfeito e o sorriso que resplandece o ambiente. Seus cabelos também são negros e seu corpo é másculo e bronzeado. […] É espetacular.” É de babar ou não é? Eu sempre pensei nele como um ator da série Rookie Blue. Noam Jenkins, que interpreta o Jerry querido.

tumblr_lrwpe9dinJ1qmzkulo1_500

7 – Jace Wayland (Cidade dos Ossos)

Eu fui atrasada e só li Cidade dos Ossos esse ano. Mas pude conhecer Jace e companhia. Bom, Jace pelo livro, tem toda uma aparência bem atraente, tem o cabelo louro claro e olhos cor de ouro. Um corpo magro, mas musculoso. Seu rosto é descrito como sendo bonito e angular. Como todos os outros Shadowhunters, ele está coberto de finas, cicatrizes de prata. Ele também tem um bronzeado que faz sua pele ser de uma cor dourada clara. Aiai… O filme baseado no livro está em processo de gravação e o Jace escolhido não é dos mais bonitos, mas deve ter se destacado nos testes para ganhar o papel, né?

Jace36 – Keane (de Glimmerglass, Shadowspell e Sirensong)

Li os dois últimos livros da série este ano, então tive Keane em dose dupla. E Ethan, o Erlking, todos piriguetáveis, mas meu santo bateu mais com o Keane. Um cara forte, genioso e que sabia ser cretino quando queria, só para deixar Dana furiosa. Mas segundo ela, ele é um cretino bem sensual, com graciosidade letal e muito gostoso. Ela quem disse.

5 – Colin (Qual seu número?)

Aiai, o Colin. Ele é vizinho de Delilah, lindo de morrer, de descendência  irlandesa e tem como profissão a atuação, mas como bico a atividade de detetive, que aprendeu com o pai que é policial. Colin é tudo de bom, fofo, sensível, preocupado, praticamente perfeito! E seu intérprete no cinema é de babar!! Cheio de charme.

tumblr_m5st6uVrkC1rxwiyao1_1280

4 – Adam Kent (Estilhaça-me)

Adam é um querido lindo maravilhoso. É um rapaz doce, forte, um dos melhores soldados da Resistência. Tem olhos azuis escuros, cabelos castanhos escuros, mandíbula definida e físico forte e magro. É protetor, fofo e apaixonante. Warner, o vilão do livro também tem todo um charme, mas eu gostei mais do mocinho e estou doida para me reencontrar com ele.

3 – Sean Rogan (Se eu morrer antes de você)

Sean é um personagem que ganha o nosso coração facinho, facinho. Ele é lindo, forte, atencioso, cavalheiro, protetor, inteligente e quente. Mesmo com todo seu porte físico e com sua cara séria, Sean é um fofo!! Ai, derreti.

2 – Christian Grey (Cinquenta Tons de Cinza)

Ok, ele não é a pessoa mais sã do planeta, tem seus defeitos, como todos nós temos. É inegável, mesmo com todo o bafafá negativo sobre o livro, que ele é um personagem que ganha nossa atenção, seja pela aparência, pelo mistério que o envolve ou por seu charme. Grey é total e completamente piriguetável. E eu li sempre pensando nele como Ian, isso já arrebata qualquer coração. Matt Bomer também é um excelente candidato, ambos são lindos, colírios, tudo de bom.

PS: Não seria justo colocar a foto só de um aqui, né?

Ian-Somerhalder-frontrunner-for-Fifty-Shades-of-Grey

Christian-Grey-christian-grey-31555893-1246-667

1 – Joe Morelli (Um dinheiro nada fácil e Duas vidas por um fio)

Morelli era o grande pegador do bairro de Steph, até ela caiu nas graças dele. Charmoso, bonito, com um belo físico, Morelli é um cara que faz a maioria, senão todas, as mulheres babarem ou pelo menos parar para prestar uma atenção básica. Ele é sarcástimo, cafajeste e mexe com nosso coração. Eu imaginava ele como Gerard Butler, mas no cinema ele foi interpretado por Jason O’Mara, que também não é ruim, se é que me entendem.

jason-omara-one-for-the-money-gallery-19-548x3651

Então é isso. Quem quiser fazer seu top é só colocar o banner e mandar ver na baba. hehe Ah, já deixo um aviso que segunda-feira vai ao ar, em conjunto com a Miloca, o Top Piriguetagem Serialística, que fez o maior sucesso no ano passado.

Beijos e uma excelente terça-feira. ;)