Bel Ami - O Sedutor 2012...

Um filme que traz no elenco nomes como Uma Thurman, Kristin Scott Thomas, Christina Ricci e, por que não, Robert Pattinson, gera pelo menos uma expectativa boa, né? Mas fica só nisso, expectativa. Assisti na última segunda-feira o filme que é baseado no livro que se chama apenas Bel Ami, de Guy de Maupassant. Eu não o li e não sabia do que se tratava especificamente. Encontrei na crítica do Adoro Cinema um trecho que seria um erro meu não colocar aqui.

"Bel Ami", o livro, utilizava histórias de amor para criticar a moral religiosa, alfinetar a política, revelar a hipocrisia da alta sociedade. O escritor Guy de Maupassant nunca teve gosto pelo amor romântico, de modo que os casais de suas histórias funcionam geralmente como metáforas para o fracasso da moral vigente. O mais interessante do personagem Georges Duroy, no texto original, era nunca saber se ele manipulava as pessoas ou se era, ao contrário, manipulado pelo mundo ao redor.

O que, para variar, é bem diferente no filme. Georges, que como diz o título do Brasil, é  sedutor, ele manipula. Bom, o personagem de Pattinson chega sem nada na França depois de lutar na guerra, até que encontra um antigo companheiro de guerra em um bordel e começa a sua jornada para a alta sociedade. Ele recebe ajuda da esposa do amigo, Madeleine, para escrever um artigo para o jornal e conseguir um emprego melhor. Depois, sob indicação dela, começa a ver Clotilde e a ser seu amante. Mas nada disso é suficiente para ele. Então ele vai usando uma a uma as mulheres que interessam a seu objetivo sem dó nem piedade. Até que consegue o que quer.

01 BEL AMI - O SEDUTOR O filme é ruim, bem ruim. Para vocês terem uma noção, o New York Times deu uma estrela para a produção, assim como o Jornal do Brasil e o The Hollywood Reporter. Tive vontade de desistir logo no começo, mas minha irmã estava assistindo comigo e continuei. Quando a última cena passou, nós duas concordamos que foi uma enorme perda de tempo!! Robert que não é a pessoa mais talentosa, mas que teve uma atuação bem boa em Água para Elefantes, estava péssimo no papel de Georges. Socorro! Chegava a doer olhar aquilo. Li que alguns veículos dedicaram textos inteiros falando da terrível atuação dele. E vou dizer, ele mereceu.

O filme é chato, confuso, se atropela nos fatos e eu digo: não assistam!!! Eu já perdi meu tempo, não percam o de vocês. Viram como sou boazinha? Acho que não tenho muito mais o que falar. O enredo poderia ter sido melhor desenvolvido, com certeza. Focando nas características do personagem do livro, que parece ser mil vezes mais interessantes que o “Bel Ami” do filme.

belami-4 bel-ami Bel Ami 02 Acho que a Kristen ficou com dor de cotovelo em ver ele pegando tantas mulheres e deu o troco! haha

Se o filme merece pontos, posso dar pela caracterização. As roupas de época são ótimas, adoro ver. Mas acho que é só. Ahh, a bunda do Rob também aparece, pode contar como ponto a favor, né? Brincadeirinha.

Curiosidades

  • Foi oferecido a Nicole Kidman um dos papéis principais, mas ela recusou alegando conflitos de agenda.
  • Marion Cottilard também recusou um papel no filme.
  • Cate Blanchett esteve cotada para um papel. (Acho que as três viram a bomba em que se meteriam!)
  • As filmagens ocorreram entre fevereiro e 20 de abril de 2010.
  • Esta é a sexta versão do livro de Guy de Maupassant a chegar aos cinemas. As anteriores foram Bel Ami (1939), Bel Ami (1947), The Private Affairs of Bel Ami (1947), Bel Ami (1955) e Bel Ami (1976).
  • Houve ainda quatro adaptações para TV, sendo duas no formato de telefilme - Bel Ami (1968) e Bel Ami (2005) - e outras duas como minissérie - Bel Ami (1971) e Bel Ami (1983). (Haja Bel Ami!!)

Boa quarta-feira, beijos!!