A_Origem_dos_Guardiões

Como é bom ser criança, acreditar na magia, no impossível, ser feliz com tão pouco e ter muita fé, tudo regado com a pureza e a inocência. Com certeza é uma das melhores fases da vida, que obviamente a gente só percebe depois que passou. Ser criança é tão incrível, que eu ainda guardo um pouquinho desse sentimento comigo, um traço aqui e outro ali. O mundo visto pelos olhos de uma criança é tão diferente, tão bonito e tão cheio de coisas fantásticas. Bom, nem todas elas podem ver o mundo assim, o que é uma pena.

A Origem dos Guardiões aborda as crianças de hoje, que têm um mundo de informações ao seu alcance, que são bombardeadas com imagens de violência, sexo e outras coisas que são originalmente destinadas aos adultos. E tudo isso vem mudando cada vez mais os jovenzinhos de hoje. Brincar de boneca e carrinho até os 15 anos é muito raro de se ver, consequentemente, a crença nos seres mágicos também acaba muito mais cedo. Papai Noel e Coelhinho da Páscoa – que são os mais habituais no nosso país – perdem suas crianças cada vez mais cedo. Até porque como estão mais inteligentes e com informações mais acessíveis, não demora para eles perceberem que um velhinho não pode entregar presentes para o mundo inteiro em uma noite e que o Coelhinho da Páscoa também não é o responsável por todos aqueles ovos expostos nos supermercados.

No filme, as crianças do mundo inteiro são protegidas pelos guardiões, um seleto grupo que conta com o Papai Noel, a Fada do Dente, o Coelho da Páscoa e Sandman. São eles que garantem a inocência e as lendas infantis. Tudo corria bem, na mais perfeita harmonia, até que Breu, o bicho-papão, saiu de sua prisão e decidiu colocar seu plano maquiavélico em ação: transformar todos os sonhos em pesadelo, despertando medo em todas as crianças. Breu é um adversário poderoso e conseguiu retornar muito mais forte, derrotá-lo não será fácil e, para combater esta ameaça, a Lua designa um novo guardião para ajudar o grupo: Jack Frost, um garoto que controla o inverno e que é bastante subestimado, desacreditado.

a-origem-dos-guardioes01 

Tanto os Guardiões quanto Jack ficam surpresos com a escolha, o garoto não conhece sua vocação de guardião e tem dúvidas sobre ser a pessoa certa para a importante missão.  Mesmo assim, sem querer querendo, ele embarca na aventura  e durante a luta contra o mal descobrirá muito mais sobre o poder das crianças, além de desvendar o mistério sobre seu próprio passado.

O filme é uma delícia. As cenas de ação são ótimas, os personagens que conhecemos e temos imagens na mente são totalmente diferentes, fortes, tatuados, verdadeiros guerreiros. São doces, mas são turbinados com a força de querer que o bem prevaleça. O personagem mais fofo de todos é o Sandman, que garante bons sonhos para as crianças. É tão fofinho que eu quero apertar e ter ele na minha casa. E a discussão que o filme traz, como comentei no início, é muito válida. Com o medo tomando conta das crianças – parte do plano de Breu –, a força dos guardiões diminui porque as crianças deixam de acreditar neles, toda a força desses seres mágicos vem da crença das crianças neles. E em um mundo onde para todo lugar que olhamos tem uma coisa ruim, uma coisa feia, de partir o coração, é tão importante as crianças manterem esse sentimento por mais tempo, não serem corrompidos pelo maldade que há em volta.

A-Origem-dos-Guardioes-07nov2012-05

Eu simplesmente adorei a ideia do filme, os personagens trabalhados e adorei conhecer o Jack Frost, não fazia ideia da existência dele. Os efeitos são fantásticos, um verdadeiro espetáculo visual. A Origem dos Guardiões é um filme que agrada tanto as crianças quanto os adultos e deve ser visto pelos dois, para que juntos eles não deixem de acreditar, não deixem essa mágica sumir. Recomendo.

A animação é uma aventura de 97 minutos, e tem a direção de Peter Ramsey. Já o roteiro é obra de David Lindsay-Abaire e William Joyce. No elenco – as vozes, claro – temos Alec Baldwin (Noel), Chris Pine (Jack Frost), Dakota Goyo (Jamie Bennett), Hugh Jackman (Coelho da Páscoa), Isla Fischer (Fada do Dente), Jude Law (Pick) entre outros. Na versão dublada Isabelle Drummond dá voz à Fada do Dente.

194630-5071_A-Origem-dos-Guardioes Os ajudantes do Papai Noel são umas fofurinhas

Curiosidades

  • Inicialmente seria Leonardo DiCaprio o dublador de Jack Frost, mas ele deixou o projeto ainda durante a pré-produção.
  • Christopher Lee, Dwayne Johnson, Natalie Portman, Hugh Laurie e Ian McShane estiveram cotados para dublar algum personagem, em fases variadas do projeto.
  • Em dois momentos o Coelho da Páscoa faz citações a clássicos dos contos de fadas. Quando ele comenta que não se deve disputar uma corrida com um coelho, trata-se de uma citação à história A Tartaruga e a Lebre, onde a tartaruga ganha a corrida. Já quando ele abre um buraco de coelho e pula dentro dele, a cena lembra Alice no País das Maravilhas.
  • É o último longa-metragem de animação produzido pela DreamWorks a ser distribuído pela Paramount Pictures.

Beijos e uma ótima quarta-feira.