Detona

No mundo das animações já acompanhamos as aventuras dos brinquedos enquanto não os estamos olhando, toda a movimentação de uma vida em aquário, como é ser um monstro que assusta crianças e até como é trabalhar para um dos malvados favoritos do mundo. Nesse universo de vilania que se encaixa Detona Ralph, a animação da Walt Disney, que nos leva para dentro do mundo dos jogos de fliperama. Afinal, o que todos aqueles personagens fazem depois que a loja fecha as portas até a hora em que elas abrem novamente?

Ralph é um vilão, ele destrói coisas no jogo “Conserta Félix Jr.”, que obviamente são consertadas por Félix Jr. Todo dia, assim que o fliperama abre, eles começam uma nova jornada. Ralph sai do lixão onde mora e espera pelas fichas dos jogadores, então ele quebra vidros, esmurra paredes e causa o caos no edifício, até que Félix chega e conserta tudo, inclusive ganha tortas quentinhas por seu belo trabalho. Por fim, os moradores jogam Ralph de cima do prédio em uma poça de lama. E assim que uma nova ficha é inserida, tudo começa outra vez.

Detona3

Ralph faz isso há 30 anos e já está cansado de ser um vilão, o cara que nunca ganha tortas quentinhas, que mora sozinho em um lixão e que não tem amigos. Por isso comparece à reunião dos Vilões. Ele não é um cara mal, é só o vilão do jogo, ele tem sentimentos. E eles ficam abalados quando percebe que nem ao menos foi convidado para a festa em comemoração aos 30 anos do seu jogo. Mas ele não desiste, chega na cobertura e fala com Félix, que por educação o convida para comer bolo, no entanto, as coisas não saem como o planejado e Ralph acaba fazendo o que faz melhor: destruir coisas.

Detona6

Cansado e derrotado, ele vê uma esperança quando recebe uma proposta: se conseguir uma medalha de herói, ele terá a cobertura do prédio toda para ele. Ele agora tem uma motivação nova e não pensa nos problemas que pode causar tentando conseguir essa medalha. A jornada começa no “Missão de Herói”, um jogo em que soldados ajudam a heroína do jogo, a Sargento Calhoun, na batalha contra Insetrônicos. Aliás, aí começa a jornada e os problemas.

Ralph acaba entrando, meio sem querer, no “Corrida Doce” e se depara com a fofura em personagem que é Vanellope von Schweetz, que no início apronta para cima dele. Ela é um bug no jogo, mas sonha em ver seu nome na lista de pilotos, o que é altamente proibido pelo Rei Doce e pelos outros corredores, já que um bug pode causar o desligamento do jogo para sempre. Unidos com um mesmo ideal, Ralph e Vanellope partem em busca da vitória da corrida e da medalha de herói.

WRECK-IT RALPH

Enquanto isso, Félix Jr. tenta encontrar seu parceiro de jogo para que sua máquina não seja desligada. Como Ralph não apareceu, o jogo foi considerado com defeito, deixando todos em pânico. Para essa missão, Félix terá a ajuda de uma linda sargento, que jamais imaginou conhecer. No fim, ele terá que fazer o que sempre faz, ou seja, consertar as coisas que Ralph destrói, mesmo sem querer.

ralph “Eu sou mau e isso é bom. Eu nunca serei bom e isso não é mau. Eu não quero ser ninguém além de mim.”

Ai minha nossa, escrevi demais. Detona Ralph é um filme super divertido, além de nos apresentar personagens novinhos, ele ainda nos faz matar saudades de velhos conhecidos. Como é de se imaginar, o filme contém uma série de referências aos jogos de vídeo. Na reunião dos vilões anônimos podemos ver Bowser de Super Mario Bros, Doutor Eggman, de Sonic the Hedgehog, e Neff de Altered Beast. As cenas dos jogos ainda mostram Sonic, Chun-Li, Cammy, Ken e Ryu de Street Fighter, Pac-Man, entre outros. Ah, Lara Croft e Mario são mencionados também, mas não aparecem – dizem que no segundo filme o Mario fará uma aparição.

Detona4

Como comentei acima, conhecemos aqui um novo universo, o dos personagens de games, mais precisamente de um vilão que não quer ser excluído. Ralph é um cara gente boa e quando vê as injustiças que Vanellope sofre, passa a ser seu amigo. Os dois criam uma relação super legal e se xingam de catinguentos e remelentos. Tão fofo!

A história é super interessante e cheia de mistérios, além de muita aventura. A trilha sonora é boa, embala bem as cenas e devo dizer que fiquei com medo do lendário Turbo, que vocês conhecerão quando assistirem ao filme. Enfim, foi um ótimo filme e já assisti duas vezes. Recomendo!

Detona5

As críticas ao filme foram super positivas e é bem raro encontrar comentário de alguém que não curtiu o filme. Então não tem erro. E a Vanellope é tão fofa que lembra outras personagens foférrimas que eu amo! ♥

vanellope

Curiosidades

  • Desde os anos 1980 a Walt Disney Pictures analisava a possibilidade de fazer um filme de animação envolvendo o universo dos videogames. Na época o projeto era chamado de "High Score" e, durante os anos 1990, foi renomeado para "Joe Jump". Nos anos 2000, quando a ideia enfim saiu do papel, os dois primeiros meses de desenvolvimento do roteiro trazia Conserta Félix Jr. como personagem principal.
  • O jogo Conserta Félix Jr. teve como inspiração o clássico jogo dos arcades Kong, que popularizou o vilão Donkey Kong.
  • A ideia original era que Ralph o tempo inteiro tivesse a aparência de um personagem criado com 8 bits, o que limitaria bastante sua qualidade gráfica. Os desenhistas da Disney desistiram da ideia porque, desta forma, era bastante difícil deixá-lo com uma aparência simpática.
  • O diretor Rich Moore teve a inspiração necessária para a personagem Vanellope von Schweetz ao ler o livro "The Bedwetter: Stories of Courage, Redemption and Pee", de Sarah Silverman. Posteriormente, ele convidou a própria autora para dublá-la na versão original.

image Fonte: Adoro Cinema

  • Ao contrário de boa parte das animações, em Detona Ralph os dubladores gravaram suas audições em uma mesma sala. A intenção era que isto incentivasse a improvisação.
  • Vários personagens do mundo dos videogames aparecem em pequenas pontas: M. Bison, Zangief, Ken, Ryu, Chun Li e Cammy, todos da série Street Fighter; Q-Bert e seus inimigos; Pac-Man e o fantasma laranja; Bowser, o vilão dos jogos Super Mario Bros; e Sonic e Dr. Eggman, seu arquinimigo.
  • O personagem Sonic pode ser visto em cena em três momentos: como um anúncio animado, quando Ralph passeia pela Estação Central de Jogos; na festa de aniversário pelos 30 anos do jogo Conserta Félix Jr.; e, bem rapidamente, quando a nave de Ralph escapa do jogo Missão de Herói e vai parar na Estação Central de Jogos.
  • A ideia inicial era incluir Super Mario em uma pequena participação especial, mas a ideia foi deixada de lado devido ao fato dos roteiristas não terem encontrado uma boa maneira de incluí-lo na história.
  • Inicialmente, a sargento Calhoun seria um homem na história do filme.
  • Thomas Newman havia sido contratado para desenvolver a trilha sonora de Detona Ralph, mas acabou substituído por Henry Jackman.
  • Quando o Rei Doce vai à área da programação ele usa um controle típico dos videogames da Nintendo. A senha que ele utiliza - para cima, para cima, para baixo, para baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, B, A e start - é o mesmo código usado pela fabricante Konami em vários de seus jogos.

Para o texto não ficar ainda maior, não coloquei a trilha do filme e quem dublou quem na versão brasileira, vocês podem conferir tudo isso aqui.

Beijos e uma ótima quarta-feira.