Duvido, mas duvido mesmo que vocês não tenham ficado curiosos com esse título. Estranho, né? Bem, eu sempre achei – e comprovei com alguns títulos – que o Brasil era um dos piores, senão o pior, em nacionalizar os nomes de filmes. Mas estava enganada, parece que Portugal entra na briga lado a lado. Claro que algumas expressões totalmente comuns por lá são estranhas aqui e vice-versa, como em qualquer lugar, mas temos, por exemplo, Recém-casados que lá se chama Casados de Fresco. Kids é Miúdos, Toy Story vira Os Rivais, Duro de Matar é Assalto ao Arranha-Céus e por aí vai. São vários exemplos, o que dá título ao post é a nacionalização do Must Have Dogs, no Brasil, Procura-se um amor que goste de cachorros, pelo menos tem mais nexo.

procura-seumamorquegostedecachorros

E, apesar de enrolar na introdução – eu tinha que comentar sobre isso –, hoje vou contar minha experiência com esse filme de 2005, que eu sempre quis ver e só pegava na metade. Finalmente no domingo, consegui reservar com antecedência, assisti. É uma comédia romântica e tem todos os clichês possíveis de que o gênero utiliza, portanto, é uma delicinha de assistir. Com o bônus dos cachorros fofos.

dog

No filme, Sarah acaba de se divorciar. Seu agora ex-marido a trocou por uma mulher mais jovem e os anos que passaram juntos viraram passado. Ela está arrasada, pelo menos tem uma família enorme para não deixá-la se abater. Do outro lado está Jake, outro que não tem sorte no amor, largado pela esposa que levou quase tudo que tinha. Ao seu lado, apenas o melhor amigo.

Cada um tem suas peculiaridades. Sarah é professora do jardim de infância, se dá bem com os pequenos e também com os pais, principalmente um charmoso e bonitão que acaba de se separar. Mesmo dizendo que não quer não nenhum romance, ela sente falta de ter alguém do seu lado, daqueles momentos acolhedores e gostosos de curtir que só o romance tem. Sorte que a família dela não tem limites quando se trata de se meter na vida dela. A irmã de Sarah criou um perfil para ela em um site de namoros e após ser convencida, ela acredita que não fará mal tentar.

dogs5

Jake também tem quem se meta em sua vida e também ganhou um perfil no site de namoros. Seu caminho se cruza com o de Sarah em um parque para cães, afinal, ela colocou no anúncio que o pretendente precisa gostar de cães. Ambos com cães emprestados – ela cuida da cadela do irmão e não tem uma para ela e ele pegou o do amigo –, eles têm um primeiro encontro que é um total fracasso, mas algo nela despertou o interesse dele.

Sarah segue em frente, tem outros encontros, quebra a cara muitas vezes e continua no flerte como pai do aluno. Enquanto Jake não desiste e tenta um novo encontro. Os dois combinam, mas não veem isso de imediato. Aliás, não seria uma comédia romântica se não tivessem obstáculos que os separassem, aos quais eles precisariam transpor juntos.

dogs2

O filme é uma delícia. Não traz nenhuma história diferente do que estamos acostumados no genêro e conseguimos adivinhar tudo que acontece antes de acontecer, mas acho que isso faz parte. Eu até gostei de acertar. Fiquei com o coração dividido porque o pai do aluno com quem Sarah se envolve é interpretado pelo ator Dermot Mulroney, que eu amo por seu papel em Muito bem acompanhada, aí eu torcia por ele, mas sabia que ele não era o certo para ela. Os cachorrinhos dão um charme a mais e diversão, afinal são cachorrinhos!!! E a história da família se envolvendo na vida de Sarah, que já tem uma idade mais “avançada” é hilária e real. Muitas famílias são assim, né? Encontrando pretendentes, dando palpites, etc e tal.

dogs1

Recomendado para aquelas tardes preguiçosas, esticadas no sofá, deibaixo das cobertas – aqui tá friozinho. Eu curti.

Curiosidades

  • Este é o 2º de 3 filmes em que Diane Lane e Elizabeth Perkins atuam juntas. Os demais foram O Melhor Verão de Nossas Vidas (1993) e Sociedade Feroz (2005).
  • O diretor Gary David Goldberg incentivou o ator John Cusack a reescrever todos os diálogos de seu personagem no filme. Cusack aceitou o desafio, tendo entregue 35 páginas de novos diálogos.
  • Para saber mais sobre o filme e ler outros comentários, acesse o Filmow. E para assistir ao trailer acesse o Adoro Cinema.

dogs4

dogs3

Beijos e ótima quarta/quinta-feira.